Passar para o conteúdo principal

Universidade Federal Da Bahia

Universidade Federal da Bahia

PARCEIRO

Universidade Federal Da Bahia

DESCRIÇÃO

A Universidade Federal da Bahia (UFBA) foi criada em 1950 a partir da aglutinação de várias instituições de ensino superior (IES) tradicionais da Bahia. Entre elas estava a mais antiga IES do Brasil, a Faculdade de Medicina criada por D. João VI em 1808, quando a corte portuguesa foi transferida para o Brasil. Hoje, a UFBA é a maior instituição de ensino superior da Bahia e continua a desempenhar um papel vital na formação de uma ampla gama de profissionais, professores e pesquisadores.

A UFBA é o principal centro de produção científica, cultural e artística do estado e conta atualmente com cerca de 45 mil alunos em 101 e 143 cursos de graduação e pós-graduação, respetivamente.

Nas últimas décadas, a UFBA alcançou reconhecimento nacional e internacional no ensino contextualizado de ciências e no campo da história, filosofia e ensino de ciências, devido à criação do Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências (PPGEFHC), de caráter interdisciplinar, em 2000.

O PPGEFHC tem como objetivo realizar investigações sobre abordagens de ensino de ciências informadas pela história e filosofia da ciência, e estudos históricos e filosóficos que tragam contribuições para a educação em ciências, ao mesmo tempo em que forma pesquisadores nas três áreas da história da ciência, filosofia da ciência e pesquisa em educação em ciências. O programa formou até hoje cerca de 270 mestres e 200 doutores, a maioria dos quais tem atuado no ensino e na pesquisa em universidades e escolas de todo o Brasil.

Na última década, a UFBA tem investido sistematicamente na internacionalização, oferecendo cursos de idiomas para estudantes, professores e funcionários, promovendo a criação de convénios internacionais com universidades estrangeiras e apoiando cada vez mais as publicações internacionais do seu corpo docente.

INFORMAÇÃO ADICIONAL

Página web da Universidade Federal Da Bahia

CONTACTO

Rua Augusto Viana, s/n

Palácio da Reitoria, Canela

Salvador, Brasil 40110-909

EQUIPA MASTED

DR. OLIVAL FREIRE JÚNIOR

É professor titular de física e história da ciência da Universidade Federal da Bahia e bolsista do CNPq em história da ciência.

É autor dos livros Quantum Dissidents (Springer, 2019), David Bohm (Springer, 2019) e editor do The Oxford Handbook of the History of Quantum Interpretations (2022).

DR. CHARBEL N. EL-HANI

É professor titular do Instituto de Biologia da Universidade Federal da Bahia, Brasil. Coordenador do Laboratório de Ensino de História, Filosofia e Biologia (LEFHBio) e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Estudos Interdisciplinares e Transdisciplinares em Ecologia e Evolução (INCT IN-TREE).

Entre Janeiro de 2020 e Julho de 2021, foi investigador visitante no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, Portugal. Trabalha nas áreas de filosofia da biologia, ecologia, etnobiologia e investigação em educação em ciências.

DR. CLAUDIO RICARDO MARTINS DOS REIS

É professor associado de Filosofia, História e Sociologia da Ciência do Instituto de Biologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Membro do Laboratório de Ensino, Filosofia e História da Biologia (LEFHBio).

Doutor em Filosofia, Mestre em Ecologia e Bacharel em Ciências Biológicas. Tem especial interesse em Filosofia da Biologia, da Ecologia e da Agroecologia, incluindo o papel adequado dos valores na ciência.

DR. CLIMÉRIO PAULO DA SILVA NETO

É professor de física e história da ciência na Universidade Federal da Bahia, Brasil. É membro do Laboratório de História da Ciência e da UFBA.

Os seus interesses de investigação incluem a história da ciência após a Segunda Guerra Mundial, especialmente na União Soviética e no Brasil, a diplomacia científica, a diversidade na ciência e as aplicações da ciência e da filosofia da ciência ao ensino das ciências.

DRA. LETÍCIA DOS SANTOS PEREIRA

Possui graduação em Química pela Universidade Federal da Bahia, mestrado e doutoramento em História, Filosofia e Ensino de Ciências pela Universidade Federal da Bahia e Universidade Estadual de Feira de Santana.

É professora titular do Instituto de Química da Universidade Federal da Bahia e historiadora da química, investigando os seguintes temas: história dos livros didáticos e da pedagogia da química, a química brasileira do século XX, as contribuições das mulheres e dos cientistas negros para a química e o ensino da História da Química para graduandos.

VIDEOS