Instituto Politécnico do Cávado e do Ave
PARCEIRO
DESCRIÇÃO
O Instituto Politécnico do Cávado e Ave (IPCA) é a mais recente IES Pública em Portugal, fundado em 1994. Situado numa região conhecida pela sua significativa atividade económica e pela juventude da sua população, o IPCA tem desempenhado um importante papel de agente de desenvolvimento na região, estando presente em seis concelhos do Cávado e Vale do Ave (Barcelos, Braga, Guimarães, Famalicão, Esposende e Vila Verde).
O IPCA tem 5 escolas dinâmicas nas áreas do Design, Gestão, Tecnologia e Hotelaria e Turismo, oferecendo uma vasta gama de cursos de licenciatura, mestrado e cursos profissionais de curta duração. Uma população estudantil de mais de 6800 alunos, juntamente com 460 professores, investigadores e pessoal administrativo, fazem do IPCA uma referência importante no panorama do ensino superior português.
A participação pró-ativa em projetos de cooperação académica internacional e a promoção de alianças estratégicas, plataformas de cocriação e redes de colaboração são uma parte explícita e integrada da estratégia de internacionalização e modernização do IPCA. A integração do IPCA na Universidade Europeia RUN-EU representa uma oportunidade para a mudança sistémica e para o reforço da sua dimensão internacional. A qualidade e o impacto das atividades de I&D+I do IPCA foram recentemente reconhecidos pela avaliação da Fundação para a Ciência (FCT) que classificou o ID+ "Instituto de Investigação em Design, Media e Cultura" com Muito Bom. O IPCA assume uma das unidades de gestão do ID+ em conjunto com as Universidades do Porto e de Aveiro.
INFORMAÇÃO ADICIONAL
Página web do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave
CONTACTO
Vila Frescaínha S. Martinho
4750-810 Barcelos – Portugal
(+351) 253 802 207
EQUIPA MASTED
DR DUARTE DUQUE
É licenciado em Engenharia Eletrónica Industrial e doutorado em Tecnologias e Sistemas de Informação, pela Universidade do Minho. Desde 2011, é Professor em Computação Gráfica e Multimédia, na EST-IPCA.
É membro do Conselho do Departamento de Tecnologias da EST, membro do Conselho Técnico-Científico da EST, e membro da Comissão Organizadora da conferência internacional SeGAH. Desde 2021, é Diretor do Departamento de Sistemas Ciber-Físicos Inteligentes e Criativos.
DRA EVA OLIVEIRA
Exerce funções de Professora Adjunta no Instituto Politécnico do Cávado e do Ave. É doutorada em Interacção Humano Computador, com o título "Multimedia Interaction and Access Based on Emotions: Automating Video Elicited Emotions Recognition And Visualization" no Grupo de Interacção Humano Computador e Multimédia (HCIM) - do Laboratório de Sistemas Informáticos de Grande Escala (LaSIGE), uma unidade de investigação do Departamento de Informática (DI) da Faculdade de Ciências (FC) da Universidade de Lisboa (UL).
Os interesses de investigação incluem jogos sérios focados na psicoterapia de adultos, e estudos de design de jogos e de experiência do jogador, orientados por fundamentos de interação humano-computador. Em geral, todas as investigações que supervisiona e nas quais está envolvida têm uma característica comum: melhorar a vida das pessoas. Por exemplo, um sistema para ajudar pessoas cegas a combinar as suas roupas, ou um sistema de RV para ajudar as pessoas a lidar com a homofobia ou uma aplicação para ajudar a crescer em regiões fronteiriças em Portugal.
Atualmente é professora de Engenharia de Desenvolvimento de Jogos Digitais e Ciências da Computação no IPCA e diretora do Mestrado em Desenvolvimento de Jogos Digitais no IPCA. É também membro da Comissão Organizadora da SEGAH - conferência do IEEE sobre Serious Games e Aplicações para a Saúde.
DR JOÃO L. VILAÇA
É professor do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, Portugal. Obteve o seu doutoramento em Eletrónica e Computação pela Universidade do Minho, Portugal, em 2008 e tem estado ativamente envolvido em investigação desde então. Em fevereiro de 2018, fundou o centro de investigação 2Ai, que coordena. Desde 2021, é também o Pró-Presidente para a I&D no IPCA.
Concentra-se na investigação orientada por desafios para resolver problemas para clínicos e cirurgiões, particularmente em imagiologia médica, inteligência artificial e robótica, com mais de 125 artigos indexados e 10 patentes na área.
DR JOSÉ HENRIQUE BRITO
Doutor em Engenharia Eletrónica e de Computadores e Mestre em Computação Gráfica pela Universidade do Minho, e Licenciado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores pelo Instituto Superior Técnico.
É Professor no IPCA e Diretor do Mestrado em Engenharia Eletrónica e de Computadores. É investigador integrado no 2Ai. Os seus interesses de investigação são Visão por Computador, Reconstrução 3D, Aprendizagem Automática, Sistemas Digitais, Microcontroladores, GPUs e FPGAs para implementações de IA.
MARCO VALE
Licenciado em Design de Produto em 2003 e ativamente envolvido na indústria de desenvolvimento de jogos desde o mesmo ano, nos Eworks Studios em Lisboa, e, mais tarde, na Real Time Solutions, como Artista 3D principal.
Em 2006 fundou a Vortix Games Studios com um sócio, e produz jogos para plataformas de jogos online, bem como jogos para telemóveis. Desde essa data trabalha como freelancer, produzindo conteúdos para empresas como The Mill, Pl.ai, e mais recentemente Mojang e ZA/UM.
DR NUNO DIAS
É licenciado em Engenharia Electrónica Industrial e de Computadores pela Universidade do Minho e doutorado em Electrónica e Instrumentação pela mesma universidade, onde adquiriu fortes competências nas áreas de Interface Cérebro-Máquina, Sistemas de Telemetria e Eléctrodos para Biopotenciais.
É CTO da MindProber desde 2016 e co-organizador da conferência internacional IEEE Serious Games and Applications for Health (SEGAH) desde 2011. É, desde 2022, Professor Coordenador no Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), onde lecciona desde 2010. Foi Diretor do curso de Informática Médica e Diretor do Mestrado em Engenharia Eletrónica e de Computadores, bem como coordenador da área de Eletrónica e Instrumentação.
Nuno é membro integrado do centro de investigação em Inteligência Artificial Aplicada (2AI) do IPCA. Anteriormente foi investigador principal de um projecto de I&D financiado pela FCT (PTDC/SAU-ENB/118383/2010, "Reabilitação Cognitiva Baseada em Interface Cérebro-Máquina") e do módulo myBrain do projecto ADI nº 13853, (Tradução de tecnologia) PPS4 -MyHealth, ambos os projectos decorreram entre 2011 e 2014.
Nuno é o investigador principal do projeto ImpacTV financiado pela ANI com um orçamento de 800k€, em co-promoção entre a MindProber, o IPCA e a NOS Comunicações. Nuno é autor de um pedido provisório de patente (P155.2 PP 2015.04.16 - CAP WITH RETRACTABLE ELECTRODE PINS FOR USE IN EEG) e autor de mais de 65 publicações científicas, das quais 22 são publicadas em revistas internacionais com revisão por pares.
DRA SARA CRUZ
É licenciada em Matemática e doutorada em Educação, Especialização em Tecnologia Educativa pela Universidade do Minho. Atualmente é Professora Adjunta e Diretora do Mestrado em Tecnologias de Apoio à Educação STEAM na Escola Superior de Tecnologia do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA). É Investigadora do Centro de Investigação em Educação (CIEd) da Universidade do Minho e Colaboradora do Laboratório de Inteligência Artificial Aplicada (2Ai) do IPCA.
TERESA DIEGUEZ
É Especialista em Estratégia e Empreendedorismo no IPCA. Após os seus estudos em Economia, trabalhou durante vários anos na indústria automóvel, como Diretora Geral da Associação Portuguesa de Fornecedores Automóvel, cobrindo Portugal, Europa e América. Foi representante portuguesa junto da EAAS/CLEPA - Associação Europeia de Fornecedores do Sector Automóvel, tendo liderado vários projetos nacionais e internacionais. Fundou a sua primeira empresa em 1995. Atualmente é professora e copromotora de diversos negócios e atividades.
DR TIAGO RAFAEL DOS SANTOS MARTINS PEREIRA RODRIGUES
É doutorado em Engenharia Eletrónica e de Computadores, na área de Informática Industrial, pela Universidade do Minho; mestre em Formação e Comunicação Multimédia pela Universidade Católica Portuguesa (UCP); e licenciado em Tecnologias de Informação e Comunicação pela UCP.
Atualmente é Professor Auxiliar Convidado da Universidade do Minho (UMinho), Professor Auxiliar Convidado da Universidade Católica Portuguesa (UCP), e Assistente Convidado da Escola Superior de Tecnologia (EST) do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA).
Os seus principais interesses de ensino e investigação são na área dos jogos digitais (várias dimensões), computação física, visão computacional, inteligência artificial, engenharia de software e multimédia. Atualmente é membro colaborador do Laboratório de Inteligência Artificial Aplicada (2AI) do IPCA e membro colaborador do Centro de Investigação e Desenvolvimento Algoritmi da Universidade do Minho.
É autor e editor de várias publicações internacionais, incluindo livros, capítulos de livros e atas de conferências. Tem publicado em várias revistas científicas internacionais e atas de conferências indexadas pelo ISI, SCOPUS, entre outras referências, sendo várias dessas publicações citadas pela comunidade científica.
DR VITOR H. CARVALHO
Doutorou-se em 2008 em Eletrónica Industrial, na opção de Computação Industrial. Atualmente é professor do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), investigador integrado do Laboratório de Inteligência Artificial Aplicada do IPCA e colaborador do Centro de Investigação Algoritmi da Universidade do Minho. É também Diretor da Escola Superior de Tecnologia do IPCA. É membro do Grupo de Peritos da Comissão Europeia em IA e Dados para a Educação e Formação.
As suas principais áreas de interesse estão relacionadas com sistemas de aquisição de dados, jogos sérios e aprendizagem automática. Publicou mais de 200 artigos e é também membro do conselho editorial de várias conferências e revistas internacionais. Tem um total de 1475 (h-index 21) citações no Google Scholar e 795 (h-index 15) citações na Scopus. Orienta vários estudantes de doutoramento (3 concluídos e 5 em curso) e de mestrado (23 concluídos e 11 em curso), bem como coordenou e participou em projetos financiados em áreas de interesse relacionadas (6 coordenados, 14 participados).